A reforma desta cobertura duplex, no bairro de Higienópolis, foi desenvolvida para um casal de meia idade, cujas principais solicitações eram ambientes sóbrios, valorização das vistas e iluminação natural, além de potencializar o uso dos terraços com vasta vegetação.
O apartamento é bem setorizado, onde o pavimento inferior abriga toda a ala íntima e o pavimento superior a ala social. Os ambientes de serviços estão presentes nos dois pavimentos.
O pavimento inferior é caracterizado pela predominância do branco e da madeira, com pequena presença do preto nas pedras e metais. O branco favorece a distribuição da iluminação e a madeira traz o aconchego necessário, criando uma atmosfera leve e agradável, muito similar ao estilo escandinavo. A materialidade do mobiliário segue o mesmo conceito.
Todo ambiente social está integrado e conectado aos terraços, que além de trazer o verde do paisagismo para os ambientes internos possuem as melhores vistas do bairro: Praça Buenos Aires e bairro do Pacaembu. A proximidade dos edifícios do bairro, faz com que algumas vistas sejam indesejáveis. Isso ocorria em dois pequenos terraços da área social, que tinham vistas para a ala de serviço do edifício ao lado. O problema foi solucionado com duas estantes removíveis, preservando os acessos de manutenção dos terraços. Integradas ao painel de carvalho, essas estantes com nichos fechados por vidros leitosos, permitem a entrada de luz natural e possibilita a inclusão de mais verde no interior do apartamento. Tijolos brancos, concreto, madeira, pedras e vegetação, ambientam o terraço gourmet, gerando a sensação de se viver em uma casa, tão desejada por muitos paulistanos.
A decoração busca valorizar o design nacional, trazendo uma grande quantidade de peças desenhadas por profissionais brasileiros.
David Ito
Lucas Anghinoni /Martin Näf / Victor Hertel / Victoria Calil
360m²
São Paulo-SP
2018
Maíra Acayaba