O projeto Somos Todos Imigrantes foi idealizado pela ONG Orientavida, para receber os refugiados em nosso país, propiciando abrigo e condições para ressocialização das famílias. Formou-se um grupo multidisciplinar de voluntários, onde o nosso escritório ficou responsável pelo projeto arquitetônico.
O projeto prevê a construção de condomínio residencial composto por 32 casas de 52m² e um Centro de Convivência. Focado em reduzir os custos de operação e manutenção, o projeto possui um forte conceito sustentável.
Todo o esgoto gerado será tratado, e a água reutilizada para irrigação, limpeza e sanitários. A adoção da laje jardim em todas as casas, possibilita a redução da carga térmica, além de ser uma das etapas no tratamento da água. A disposição das janelas qualificam a ventilação natural, e permitem melhor distribuição da iluminação natural.
O sistema construtivo adotado será o Isocrete, que consiste em formas de EPS (isopor) modulares. Além de diminuir as cargas nas fundações, melhora o desempenho térmico das casas, e gera uma construção mais limpa e rápida.
O Centro de Convivência adota um conceito flexível, possibilitando a adaptação dos espaços para usos futuros. Será o local onde os refugiados receberão todo o apoio visando sua reinserção social, com aulas de português, assessoria burocrática, jurídica e médica.
Com toda a problemática que cerca o tema, o projeto possui um lado simbólico muito forte, onde as "caixas" brancas iluminadas remetem a paz e esperança. 
Back to Top